Publicações e Textos

Textos Gerais

A pedra nossa de cada dia **

Por Tatiana Maria Sanchez

Sísifo é um personagem da mitologia grega que, tendo enganado aos deuses por mais de uma vez, foi obrigado, como castigo de Zeus, a empurrar uma imensa pedra morro acima que, quando chegava ao topo, rolava morro abaixo, obrigando-o a repetir tudo infinitamente. Daí veio a expressão “trabalho de Sísifo”, muito usada em várias línguas.

Alguém lembrou de alguma situação de seu dia-a-dia? Provavelmente muitos de nós imediatamente associamos essa imagem do mito a alguma experiência pessoal, que vai desde uma coisa simples como a (mesma) louça da pia que precisa ser lavada todos os dias, até uma sensação de que seu trabalho se tornou pura repetição mecânica. Como chegamos a esse estado? A rotina é sempre tão terrível? O que isso pode acarretar para nossas vidas?

Por um lado a idéia da repetição e rotina em si não é algo ruim, sendo até mesmo necessária, já que nos auxilia a organizar o dia, a passagem do tempo e a nos preparar para lidar com as situações. O problema começa a acontecer quando isso se torna a única experiência diária da pessoa e quando se perde o significado de continuar fazendo o que se faz. Disso é que surgem muitas doenças físicas e mentais.

Muitas vezes nos relacionamos com o trabalho, por exemplo, como uma espécie de “mal necessário”, aquilo que fazemos porque precisamos do dinheiro, o que pode levar àquela sensação de Sísifo com sua pedra. Isso vivido por muito tempo (ainda mais considerando o quanto nos dedicamos ao trabalho durante toda nossa vida) pode trazer a experiência de sofrimento, que aparece com rótulos como gastrite, dor de cabeça crônica, pressão alta, depressão, estresse, síndrome de burn-out e por aí vai…

Cabe a cada um de nós estarmos atentos a estas manifestações e cuidarmos, ou buscarmos ajuda para cuidar, do nosso corpo e de nossa mente, buscando forças para carregar o que é necessário, mas também para transformar nossa rotina e encontrar novos significados!

**Artigo originalmente publicado na revista ‘Em Condomínios’ em novembro/2011 e no blog ‘caminhosdealice.wordpress.com’ em janeiro/2012.

 

Publicações | Textos Gerais | Colaborações

 
Tatiana Maria Sanchez - Psicóloga Clínica
Rua Luminárias, 271 • Pinheiros • São Paulo-SP • Próximo ao metrô Vila Madalena
Telefones: (11) 3815-5467 e 3815-9620